quarta-feira, 6 de maio de 2009

HISTORICO

A Escola municipal de Ensino Fundamental “Almirante Barroso”, localizada na Travessa Lauro Sodré nº 58 – Centro, Município de Mocajuba, Estado do Pará.
Por está localizada no centro da cidade, possui um terreno próprio do tipo arenoso, sendo que o seu clima é quente e úmido, bastante ventilada devido muitos pés de acácia, castanheira e açaizeiros plantados em suas adjacências.
Foi inaugurada no ano de 1949, de início o prédio foi construído para o ensino profissionalizante, porém devido ao problema surgido na época como mãos-de-obra e recursos a mesma ficou ociosa devido ao problema surgido na época como mãos-de-obra e recursos a mesma ficou ociosa por alguns anos. Em 1956, começou funcionar como Grupo Escolar de Mocajuba. Já em 1957 no mandato do então Prefeito Manoel de Souza Furtado, passou a ser chamado Grupo Escolar Almirante Barroso, nome esse dado pela Assembléia Legislativa do Estado, em homenagem ao grande historiado Almirante Barroso que se destacou com muita bravura na guerra do Paraguai. Em 1987 com a Lei nº 5.692 passou a funcionar como Escola de 1º Grau Almirante Barroso, na época dirigida pela irmã de caridade Maria Esther Monteiro de Azevedo. No dia 16 de março de 1989 foi implantado o sistema modular de Ensino de 2º grau passando denominação de Escola de 1º e 2º grau Almirante Barroso, no Governo do então Prefeito Sr. Rodolfo Bacha. Em 1989 foi desmembrado o 2º grau passando a funcionar na Escola Isaura Baia. Sendo que desta data em diante passou a ser chamada de Escola de 1º grau Almirante Barroso. Em 1998 com o processo de municipalização passou a ser chamada de Escola de 1º grau Almirante Barroso. Em 1998 com o processo de municipalização passou-se a chamar Escola Municipal de Ensino Fundamental Almirante Barroso, cuja proposta é a valorização do Ensino Fundamental procurando diminuir o número de reprovação e evasão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário